Hábitos para uma convivência saudável em coworkings

O coworking é um modelo de trabalho que tem o objetivo de propiciar a troca de ideias, compartilhamento, networking e colaboração entre diferentes profissionais de áreas diversificadas. Tudo isso realizado em um escritório físico, podendo proporcionar uma interação pessoal e profissional bastante rica.

inúmeras vantagens de se trabalhar em espaços colaborativos, mas é essencial o cultivo de bons hábitos para se garantir uma convivência harmoniosa nesses locais. Eles são frequentados por profissionais diferentes – advogados, arquitetos, engenheiros, designers, jornalistas, publicitários, tradutores, vendedores e muitos outros – que costumam se comportar de diferentes maneiras e são acostumados com rotinas e ambientes de trabalho diversos. Cada coworking deve estabelecer as suas regras próprias, entretanto o bom senso é fundamental para uma convivência saudável. Vamos sugerir 5 hábitos para que você seja uma pessoa agradável neste ambiente. Siga conosco!

5 hábitos para ser uma pessoa agradável dentro de um coworking

1- Use os espaços reservados para reuniões

Os coworkings, em geral, possuem locais destinados às reuniões. É importante que você aguarde o momento certo para ocupá-lo com a sua equipe, sem atrapalhar os demais, mesmo em situações de urgência.

2- Organize seu espaço

Lembre-se que o espaço é coletivo. Móveis e utensílios  podem ser compartilhados, por isso evite empilhar livros, documentos e outros papeis ao seu redor, dando um aspecto de desorganização ao ambiente.

3- Respeite os horários

Conheça o horário de funcionamento do coworking e não espere que o funcionário venha avisá-lo de que o local está para fechar. Respeitar as regras garante boas relações no ambiente de trabalho.

4- Fale baixo ao telefone

Algum ruído sempre ocorre em um ambiente de coworking, mas você não pode se esquecer de que as pessoas estão ali com o objetivo de trabalhar. Pense no que ocorreria se muitos daqueles ali presentes, ao mesmo tempo, falassem alto, contestando ou comemorando, durante uma ligação.

5- Interaja

Reserve um tempo em sua agenda para interação social com outros coworkers que compartilham do seu ambiente. Alguns coworkings disponibilizam espaços destinados às refeições, que são usados também no café da manhã, almoço e nos happy hours. Aproveite essas oportunidades para interagir com pessoas novas.

Vamos agora enfatizar comportamentos recomendáveis dentro de um espaço de trabalho compartilhado. Continue a leitura!

Boas condutas no seu espaço de coworking

Seja simpático

Cumprimentar a pessoa ao lado, um simples “bom dia” e um “até amanhã” podem desencadear o início de uma parceria profissional ou mesmo uma amizade. Os negócios nas startups são multidisciplinares e, eventualmente, você pode estar ao lado da pessoa que tenha um grande potencial para a sua empresa. Pense nisso!

Tomadas para todos

As tomadas disponíveis no ambiente não devem ser monopolizadas por um só usuário carregando de uma só vez todos os seus equipamentos. Sabemos ser necessário carregar nossos aparelhos várias vezes ao dia, então use o bom senso e reveze com quem trabalha ao seu lado, pois as tomadas são para todos.

Resolva seus problemas

Leia os quadros de aviso e observe bastante as indicações neles contidas antes de sair perguntando a solução para qualquer situação. Os coworkings esperam que você consiga resolver a maioria dos seus problemas lendo os avisos.

Use fone de ouvido

Pense que o gosto musical varia entre as pessoas e trabalhar escutando música é muito agradável. Usar o fone de ouvido é essencial para respeitar a diversidade do gosto musical entre as pessoas presentes no ambiente.

A cozinha também é compartilhada

Organize a cozinha após a sua utilização, pois outros, certamente, irão ocupá-la. Respeite a propriedade e nem pense em tocar no lanche de alguém que o colocou na geladeira, mesmo que esteja se sentindo atraído!

Você gostou das nossas dicas para trabalhar em espaços compartilhados obtendo bons resultados nesse ambiente e evitando momentos de stress? Que tal agora contribuir para que o coworking permaneça um ambiente saudável, valorizando o aproveitamento do espaço? Vejamos a seguir.

Dicas para um melhor aproveitamento do espaço

Tanto para quem utiliza, quanto para quem monta um coworking é fundamental para a otimização o aproveitamento do espaço nesse ambiente.

A execução das atribuições diárias no trabalho e o uso adequado do ambiente dependem do dinamismo e criatividade para tornar o coworking mais atrativo e também estimulante.

Com o crescimento que o mercado ora apresenta, são frequentes os equívocos quando  da contratação desses espaços compartilhados, e os mais comuns se referem aos valores muito altos de alugueis, inadequação de infraestrutura de trabalho ou localização que não condiz com o negócio.

Confira a seguir, algumas dicas para quem quer contratar o uso do espaço de um ambiente compartilhado:

O que você realmente quer?

Antes de procurar o local de trabalho é importante que você defina o que realmente quer para o seu negócio, quais são as suas projeções e expectativas e qual o seu público alvo; só assim você poderá melhor definir, com objetividade, o que necessita.

Defina uma estrutura que lhe satisfaça

Qual a dimensão do espaço que você realmente necessita?  Basta uma estação de trabalho ou você precisa de várias? Como se dará o atendimento à sua demanda? Se a sua expectativa for de crescimento, é importante analisar se o local possibilita essa expansão.

Avalie os diferenciais disponibilizados pelo local

Sabe-se que tem sido ampliada a oferta de coworking, que oferecem diferentes infraestruturas para atendimento ao coworker. É importante você verificar se as suas necessidades serão satisfeitas.

Quanto você está disposto a pagar?

Da mesma maneira que existem estruturas distintas, os valores também o são.  É importante que você pesquise os valores e considere o que é incluído nas cláusulas do contrato, bem como o que implicará em despesa extra.

Vias de acesso

O trânsito, nas grandes cidades, é uma variável a ser considerada na administração do tempo ao longo do seu dia. Veja se o trânsito, mesmo que intenso, flui com bom ritmo por contar com vias de acesso bem sinalizadas.

Quer conhecer as tendências do coworking no mercado atual, incluindo os seus benefícios e o dinamismo que traz ao ambiente? Não perca a nossa próxima publicação!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer deixar um comentário?
Compartilhe sua opinião com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *