Mindfulness: uma técnica para estar plenamente focado

Você já ouviu falar da existência de técnicas de meditação que buscam aliviar o estresse do dia a dia e, desta forma, contribuem para a produtividade no trabalho? Conheça o conceito de mindfulness: trataremos deste tema no presente artigo. Siga conosco!

O que é mindfulness?

O mindfulness é uma expressão em inglês que se refere a um estado mental em que o sujeito sai de um momento de distração para estar intensamente consciente e atento, concentrado nas atividades, experiências e sensações do momento presente. Dito de outra forma é o “estado mental alcançado quando se foca a consciência no momento presente, enquanto calmamente se reconhece e aceita seus sentimentos, pensamentos, e sensações corporais”. Então, mindfulness ocorre quando o indivíduo deve autorregular sua atenção para o momento presente; é um estado que se atinge através de um esforço intencional.

As práticas meditativas orientais, entre os budistas, deram origem à meditação mindfulness. Porém, tornou-se objeto de estudo da psicologia comportamental e da medicina, incluída nos programas desenvolvidos visando à redução do estresse.

O crescimento da criatividade, da memória e da rapidez em obter respostas estão incluídos entre os diversos aspectos da melhoria da qualidade de vida da pessoa que pratica a meditação mindfulness.

Na técnica de meditação mindfulness, o indivíduo, durante um período de tempo, concentra-se em um elemento determinado, fato ou objeto, ou nas próprias reações do seu corpo, como a respiração ou os batimentos cardíacos, por exemplo.

É importante que neste exercício de meditação, a concentração aconteça de modo pleno e sem julgamento de valor sobre o objeto ou sensação observada. A ideia é apenas viver intensamente o momento presente.

Como o mindfulness pode me ajudar com o estresse diário?

Agora que já apresentamos a definição da técnica do mindfulness vamos prosseguir abordando como ele poderá auxiliar em situações tensas do seu dia a dia. Continue a leitura!

Os exercícios de mindfulness:

1- Treinam a sua mente para ser mais calma, ajudam na redução da ansiedade e exercitam a concentração e foco em uma dada situação.

2- Podem ajudá-lo a ter consciência plena de uma situação crítica, favorecendo o controle das suas emoções e melhorando a sua performance.

3- Exercitam a mente humana para ver além da sua própria realidade, desenvolvendo assim a capacidade de empatia, que gera nas pessoas mudança de atitude.

4- Canalizam sua atenção para os fatos, em suas possíveis relações de causas e consequências da presente situação, bem como para as suas próprias emoções.

5- Permitem a pessoa refletir sobre o que ela está refletindo, pensar sobre o que ela está pensando.

6- Possibilitam a percepção do seu próprio estado emocional, suas motivações e intenções, o que propicia a você uma vida mais equilibrada. As decisões errôneas podem ser evitadas quando você sabe o que sente, o que motivou aquele sentimento e identifica o seu impulso.

7- Propiciam a tomada de consciência a partir da compreensão da existência de uma realidade que foge ao seu controle, você não tem o poder de melhorá-la, mas pode agravá-la, conforme a sua atitude. Assim, você terá condições de desenvolver o seu autocontrole.

Fique atento: As técnicas de mindfulness descritas acima não são propostas para a substituição de ajuda de um profissional, ou medicamentos, em casos mais graves. Elas possibilitam mudanças para o seu dia a dia, caso você esteja com eventuais dificuldades para manter o seu equilíbrio emocional.

Mindfulness na prática

Destacaremos, a seguir, as técnicas do mindfulness para usar no seu trabalho.

1- Prepare-se

Antes de iniciar suas atividades cotidianas no trabalho, dedique uns 10 minutos a você mesmo, seja sentado na mesa do café, no carro ou até mesmo na mesa do seu trabalho. Busque apenas prestar atenção na sua respiração. Aproveite esse tempo ciente que há um dia de trabalho esperando por você.

2- Priorize as suas atividades

Evite fazer várias coisas ao mesmo tempo. Mesmo que haja necessidade em realizar várias coisas simultaneamente, compreenda a razão de realiza-las naquele exato momento.

3- Estabeleça os horários para ler e responder e-mails

Faça um esforço para verificar os seus e-mails apenas duas vezes durante o dia. Entenda que não é preciso ler e responder todos os e-mails no exato momento em que recebê-los.

4- Elimine distrações

Se você é daqueles que não consegue ouvir o barulho de mensagem no celular sem correr para verificar, coloque-o no modo avião quando estiver realizando uma tarefa específica e aprenda a selecionar o que realmente é útil no momento e o que, de fato, merece ser priorizado.

5- Planeje as suas ligações e reuniões

Defina os objetivos e estratégias de ação. Estipule um tempo para perceber o ambiente no qual se encontra e tenha clara a sua intenção ao conduzir ou participar de cada atividade profissional.

6- Descanse

Pequenos lapsos de tempo a cada duas horas pode prevenir o sentimento de sobrecarga no trabalho e possibilita a revisão do que foi produzido antes de cada pausa.

7- Esqueça dos problemas pessoais

Não deixe que os seus problemas pessoais e familiares interfiram no que você faz no seu ambiente de trabalho. Mantenha-se concentrado, numa atitude de mindfulness, quando estiver exercendo as suas atividades profissionais.

8- Faça exercício de respiração

Ao perceber que está perdendo o foco, sentindo-se pressionado, estressado ou se descontrolou emocionalmente, pare sua atividade e realize um breve exercício de respiração, e assim poderá recuperar o seu estado mental de controle da sua capacidade de se concentrar nas atividades e sensações do presente. Esse é um exercício muito recomendado nas situações de crise de ansiedade pelo seu poder de acalmar a mente e o corpo.

Entenda que o mindfulness é a técnica que possibilita, a quem a exercita, perceber quando a sua mente começa a distrair e desviar a sua atenção do que está realizando no momento. Mas, não pense que a distração é um erro, entretanto, é essencial a percepção de que ela está ocorrendo e voltar, intencionalmente, o seu foco ao que é realmente importante no presente.

Ficou claro para você como funciona a técnica de meditação mindfulness? Procure exercitá-la em diferentes experiências do seu dia a dia e, especialmente, nas suas atividades profissionais. Não deixe de ler o nosso post referente ao coliving, pois essa técnica pode ser útil na convivência com outras pessoas. Até a próxima!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer deixar um comentário?
Compartilhe sua opinião com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *