Procrastinação: o que é e como evitar que se torne um hábito

Você já postergou, sem necessidade, alguma atividade na sua vida, seja no âmbito pessoal ou profissional? Embora seja um comportamento comum entre as pessoas, quando se torna um hábito, pode ser prejudicial. Não é fácil vencermos a procrastinação e aumentarmos a produtividade em nosso trabalho.

Quer saber o significado de procrastinação e produtividade e como melhorar esse hábito na sua empresa? Siga conosco!

A procrastinação

Para entendermos o significado de procrastinação, pensemos numa situação em que temos algo muito importante a fazer, mas não conseguimos iniciar, vamos só adiando, e fazemos outras coisas de menor relevância ou não fazemos nada de concreto relacionado àquela necessidade.

É fundamental que você tenha clara a percepção de que não é suficiente saber o que é procrastinação, é preciso o propósito de evitar e saber exatamente como não praticá-la.

Procrastinação é o comportamento de transferir para depois alguma situação que precisamos resolver. É deixar para depois a atividade de enfrentamento para solucionar uma dada questão, seja na sua vida pessoal ou profissional.

Quando isto se torna um hábito, pode resultar no comprometimento da qualidade do que você se propôs a fazer, ou até mesmo no descumprimento de suas obrigações. Assim, procrastinar pode ser associado à falta de responsabilidade, negligência nas atividades e impontualidade, podendo até comprometer o seu perfil e a sua imagem profissional.

Que tal refletirmos agora, buscando aprender um pouco mais sobre produtividade?

Produtividade e eficiência

Produtividade é o resultado da capacidade de produzirmos algo, fruto do trabalho realizado, associado à técnica e ao capital que foi investido.

A produtividade se refere à eficiência de qualquer negócio. Os indicadores da produtividade de uma empresa são evidenciados no processo de produção para geração de produtos ou serviços. As eventuais falhas na produção devem ser corrigidas em tempo hábil, para evitar prejuízos.

Há fatores que podem interferir no seu rendimento, sem você sequer percebê-los.

Dicas de como melhorar o rendimento no trabalho diariamente

1- Defina suas metas do dia

Para melhor se organizar, defina suas metas e planeje suas ações do dia. Se possível, planeje as atividades do dia seguinte. Para a anotação de ideias, use a tradicional dupla: papel e caneta. Essa conduta favorece compreender e memorizar melhor as informações registradas.

2- Gerencie o seu tempo

Para obter a otimização do tempo, o ambiente de trabalho deve ser organizado e adequadamente iluminado para influenciar favoravelmente o seu trabalho. Fique atento também aos hábitos cotidianos e as primeiras ações do dia. Estabeleça o tempo que gastará na execução de cada tarefa e se esforce para cumpri-lo.

3- Priorize as tarefas

Enfrente o desafio de estabelecer uma hierarquia para os seus projetos. Dessa forma, você identificará o que é mais urgente e terá prioridade para iniciar o trabalho.

3- Dê prioridade ao mais complexo

Inicie o seu trabalho com os projetos que você considerar mais complexos, difíceis, enquanto você se sente mais disposto e menos cansado, e deixe por último as tarefas menos desafiadoras.

4- Evite distrações

Se você dispersa a sua atenção com ruídos, imagens e diversas redes sociais, evite essas distrações desafiadoras para focar melhor o objeto do seu trabalho.

5- Recompense seu progresso

Elabore um sistema de recompensa para considerar as tarefas cumpridas ou o progresso em alguma atividade. Assim, estabeleça um objetivo e não interrompa o seu trabalho enquanto não alcançá-lo. Esse procedimento reforça positivamente a sua opção e criará em você a vontade de produzir cada vez mais.

6- Crie um checklist

Ao final do seu dia de trabalho, exclua da lista as metas que você conseguiu alcançar. Concorda que você terá uma sensação de dever cumprido e assim poderá aumentar a sua produtividade no trabalho?

E como controlar a procrastinação no trabalho?

– Estabeleça um padrão

Você sabe o que te faz procrastinar? Fique atento e registre, se for preciso, que tipo de atividade você tende a adiar e que tipo de tarefa tira a sua concentração. Busque mecanismos para minimizar essa interferência.

– Evite realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo

Quando você desempenha mais de uma tarefa ao mesmo tempo, pode ficar comprometida a qualidade do seu produto ou não concluir nada.

– Divida a tarefa em etapas ou metas

Se você é um profissional que sente-se seguro enumerando ou fazendo listas para direcionar as suas ações, uma boa metodologia de trabalho é ordenar as etapas ou metas, numa sequência que divida uma tarefa mais complexa em várias menores e mais fáceis de serem realizadas.

– Controle os estímulos externos

Você pode perder a concentração e não conseguir manter o foco com a presença de estímulos externos não associados à tarefa em execução. O entretenimento pode lhe parecer mais interessante do que uma atividade profissional, ainda mais se você contar com um prazo longo para atender aquela demanda.Controle os estímulos externos!

– Técnica Pomodoro

Se você quer ser mais produtivo, essa técnica pode auxiliá-lo. Ela consiste em definir períodos temporais de 25 minutos, focados totalmente na tarefa, controlando as interferências externas, intercalados com interrupções de 5 minutos, para descanso ou entretenimento, com algo alheio à tarefa que está em execução. Repetidos 4 ciclos de 25+5 minutos, faz-se um intervalo maior, de 30 minutos.

– Não deixe que se torne um hábito

A procrastinação é uma prática que pode interferir no seu trabalho e até mesmo na sua carreira, bem como nas relações interpessoais. Pode ainda, trazer consequências para a sua saúde, quando provoca sentimentos de ansiedade, culpa, estresse, levando a situações de pressão desnecessárias. Controle essa prática, antes que ela se torne uma rotina.

Pelo exposto, ficaram claros para você os conceitos abordados? Você pretende evitar procrastinar, de verdade, para melhor contribuir para a produtividade do seu negócio? Aplique as nossas dicas e implemente já as mudanças no comportamento de toda a equipe da sua empresa.  Entretanto, considere que qualquer mudança deve acontecer aos poucos, para ser duradoura. Não perca as nossas próximas publicações!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer deixar um comentário?
Compartilhe sua opinião com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *