Quais serviços podem ser terceirizados em uma empresa?

A terceirização de serviços é uma tendência no Brasil, principalmente, após a aprovação da lei que abrangeu o leque de possibilidades desse tipo de ação. Antigamente, existia uma espécie de limitação, mas, nos dias de hoje, existe um conjunto maior de atividades que podem ser terceirizadas.

Apesar de a classe trabalhadora ter encarado tal mudança com maus olhos, para os empreendedores isso foi muito bom, tendo em vista que dispensou a necessidade de contratar funcionários para realizar determinadas tarefas.

Neste artigo, vamos mostrar alguns serviços utilizados por uma empresa e que podem ser terceirizados, bem como as principais vantagens desse tipo de processo. Confira!

A tendência da terceirização de serviços

Como mencionamos, a lei de terceirização proporcionou uma gama de opções para as empresas. Passou-se a permitir que as atividades principais de um negócio pudessem ser terceirizadas.

A contribuição dessa nova norma para os negócios é gigantesca, afinal, a gestão da empresa poderá confiar alguns trabalhos mais simples, ou que não demandam de muitos conhecimentos técnicos, a outras empresas.

Há, ainda, a possibilidade de trocar de prestadora de serviços caso a contratada não esteja correspondendo às expectativas ou aos acordos firmados no contrato. Portanto, isso possibilita que o trabalho seja mais flexível e atenda às necessidades das empresas.

Além disso, a terceirização de serviços possibilita que os gestores se preocupem com o que verdadeiramente importa para gestão do negócio: captação e manutenção de clientes, aprimoramento, gestão e treinamento de colaboradores, entre outros.

Os serviços que podem ser terceirizados

As possibilidades da terceirização de serviços são inúmeras, entretanto, algumas delas já eram utilizadas antes da edição da nova norma que rege essas questões. Um exemplo claro e muito comum é a terceirização dos serviços contábeis.

As empresas costumam contratar escritórios com profissionais altamente qualificados e que já têm a estrutura administrativa e as ferramentas necessárias para atender. Dessa forma, não é necessário que o negócio contrate os profissionais, dê treinamentos e adquira equipamentos para tal função.

Outro exemplo muito comum é a terceirização dos serviços de Recursos Humanos (RH) e Departamento Pessoal (DP). As empresas que realizam esse tipo de trabalho já contam com profissionais treinados para lidar com pessoas.

Algumas terceirizam, até mesmo, os processos de recrutamento e contratação, deixando para a terceirizada o trabalho duro de publicar a vaga, juntar currículos, analisar o perfil dos candidatos, fazer entrevistas e testes e indicar os mais adequados. Outros serviços que são frequentemente terceirizados são:

  • tecnologia da Informação: que atua na manutenção de softwares e computadores de uma empresa;
  • financeiro: na parte de gerenciamento de contas a pagar e a receber, cadastro de clientes, cobranças, entre outros serviços;
  • espaço físico: empresas terceirizadas que cedem salas ou escritórios para que outras organizações ou profissionais liberais possam atuar, dispensando a necessidade de montar uma estrutura própria.

As vantagens da terceirização de serviços

Agora que você entendeu como funciona a terceirização de serviços, conheceu algumas atividades que são realizadas dentro de sua empresa e que podem ser terceirizadas, vamos mostrar as principais vantagens desse processo. Acompanhe!

Serviços especializados

Uma das primeiras vantagens da terceirização de serviços é a possibilidade de contratar empresas especializadas na tarefa que se deseja terceirizar. Isso ocorre porque esses prestadores já contam com toda a estrutura, tanto de pessoal quanto de equipamentos, para realizar determinadas atividades.

Simplificação na gestão

Outro benefício que pode ser percebido facilmente é a simplificação na gestão. A contratante elimina uma série de burocracias, como contratação de funcionários, envio de declarações e obrigações trabalhistas etc.

Foco nas estratégias de gestão

Como os processos ficarão mais simples e algumas burocracias poderão ser eliminadas, os gestores poderão focar 100% do seu tempo na administração estratégica dos seus negócios. Dessa maneira, podem deixar a parte operacional e outras questões burocráticas para a terceirizada.

Isso possibilita que você e sua equipe tenha mais tempo para buscar novos conhecimentos, parcerias e, até mesmo, novas oportunidades de negócios com outros clientes.

Redução de custos

A redução de custos também é um atrativo da terceirização de serviços. Afinal, a sua empresa deixará de ser obrigada a recolher uma série de tributos trabalhistas que, geralmente, prejudicam a saúde financeira do negócio e geram mais trabalho.

Além disso, alguns serviços não demandam apenas mão de obra direta. Existem alguns casos em que é necessário contratar outros profissionais ou empresas para executarem algumas atividades indiretas, como treinamentos e segurança no trabalho, por exemplo.

Assim, todos os custo e encargos vão ficar por conta da sua terceirizada, devendo você, enquanto contratante, apenas exigir que ela cumpra com as suas obrigações fiscais e trabalhistas enquanto presta serviços à sua empresa.

Otimização de tempo

Por fim, a terceirização de serviços vai proporcionar um ganho de tempo considerável para você e os seus colaboradores. Isso porque, as atividades terceirizadas serão gerenciadas, em sua totalidade, pela empresa que você contratou.

Dessa forma, a sua responsabilidade será apenas de fiscalizar o trabalho dela, assim como, o cumprimento de suas obrigações. Vale a pena lembrar que o simples fato de terceirizar um serviço não significa que você poderá simplesmente esquecer as obrigações trabalhistas e fiscais.

O contratante de serviços terceirizados é solidariamente responsável pelo cumprimento dessas obrigações e, caso a empresa contratada não cumpra com elas, os órgãos governamentais podem cobrá-las de você. Sendo assim, é importante que exista bastante cuidado e fiscalização por parte da sua empresa enquanto contratante e usuário da terceirização de serviços.

Além do mais, a terceirização de serviços também aumentou a procura por coworking. Isso está acontecendo porque a maioria das empresas pode reduzir o número de colaboradores, o que dispensa a necessidade de uma sede física própria ou alugada que, geralmente, acarreta mais custos para o negócio.

Por fim, podemos concluir que a terceirização de serviços gerou uma série de oportunidades para as empresas, tanto no que se refere à qualidade dos serviços prestados, quanto na melhoria da gestão e administração.

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