Quero empreender, mas por onde começar e quais fatores avaliar?

Você, assim como muitos brasileiros, já teve vontade de ter o seu próprio negócio? De acordo com pesquisas, pessoas entre 18 e 64 anos no Brasil já tiveram ou ainda têm o sonho de serem empreendedores.

Afinal, você sabe o que é ser empreendedor? Vejamos a seguir!

Abrir uma empresa é fazer o que se quer, sem cumprir horários e sem obedecer aos chefes. Embora não seja bem esta a realidade, é a definição suposta por aqueles que têm a intenção de ter o seu próprio negócio, mas que ainda não são bem familiarizados com o dia a dia de quem empreende.

Ser empreendedor se refere a empreender, equacionar um problema ou uma situação complicada. É uma expressão usada no ambiente empresarial, relacionada com a criação de empresas ou produtos novos. Empreender significa também buscar oportunidades, transformá-las em um negócio lucrativo e agregar valor.

Empreender é uma opção que exige resistência física, mental e emocional. É preciso que você esteja preparado para lidar com longas jornadas de trabalho, além das poucas horas de sono e também de lazer. É importante que você tenha ciência da realidade do que é abrir o seu próprio negócio.

Em épocas de crise econômica, como a que ora vivemos, é comum o investimento das economias em um negócio próprio. Por essa razão, é oportuno que sejam considerados alguns fatores.

5 fatores que você deve considerar antes de partir para uma prática empreendedora

1- Faça investimento na sua formação

Estude, busque conhecimento, leia.Para garantir o sucesso na abertura de um negócio é fundamental o investimento na sua formação, no seu preparo. Para isso, cultive o hábito de boas leituras em publicações em periódicos, livros, estudos, sites, abordando temas como empreendedorismo e gestão.

A falta de informações pode ser a causa do medo e insegurança que dominam muitos candidatos a abrirem o próprio negócio.

2 -Conheça o seu próprio perfil

Quando decidir montar um negócio, responda a seguinte questão: como dono de uma empresa, que papeis terei que exercer? Há estudos que apontam três papeis dentro da empresa, nos quais o empresário pode se destacar:

Empreendedor: define o direcionamento do negócio e toma decisões;

Gestor: administra a empresa;

Operador: executa o trabalho.

Estas alternativas nem sempre são percebidas claramente pelo empreendedor. É importante que ele identifique o seu potencial de trabalho, uma vez que é difícil exercer com eficiência os três papeis.

Saiba que o autoconhecimento é de suma importância quando você decide montar um negócio. Quanto mais você se conhece, mais discernimento terá para discriminar entre segurança em algumas decisões e maior cuidado em outras. Conheça o seu próprio perfil no estágio inicial na definição de criar o seu próprio negócio.

3- Mantenha a mente aberta

O empreendedor deve estar aberto para novas ideias que podem redefinir o rumo do negócio planejado com resultados, muitas vezes, mais favoráveis.

Ser receptivo a sugestões e ideias, bem como aceitar críticas ajuda a trazer contribuições inovadoras que poderão estimular a abertura de um empreendimento.

Não tenha receio de expressar suas ideias nem medo de que lhe roubem sua iniciativa. O risco de que a ideia seja roubada pode existir; mas pode-se contorná-lo selecionando pessoas de confiança que contribuam com informações para um trabalho coletivo. É bom lembrar que empreender é uma atividade coletiva. Ninguém detém na individualidade todas as habilidades para ser empreendedor.

4- Faça o que você gosta

Você sabe qual o caminho para o sucesso? É justamente fazer aquilo que gosta, é trabalhar com prazer. Neste caso, o empreendedor vai se dedicar ao trabalho com prazer, vai procurar informar-se de tudo o que envolve o mercado onde o seu negócio está inserido. Ele encontra as melhores soluções para os desafios, colocando assim, mais amor na construção e na condução da empresa, buscando as melhores alternativas para o sucesso.

Trabalhar com gosto contribui para que as coisas funcionem bem. Essa conquista reflete tanto para a própria empresa quanto para os seus colaboradores.

5- Não há tempo certo para empreender

Um dos receios daqueles que pretendem se tornar um empreendedor é a insegurança para encontrar o tempo certo para isso. Quem busca as condições perfeitas da oportunidade para abrir o seu negócio, pode ficar na eterna busca. Os empreendedores se questionam sobre a disponibilidade do capital necessário para montar o negócio desejado; o seu preparo profissional para se tornar um empresário; a possibilidade do negócio prosperar nas condições econômicas em que se encontra o país e, tudo isso, traz preocupações e inibe a iniciativa do empreendimento.

O essencial é identificar a oportunidade com precisão e não esperar que ocorram condições totalmente perfeitas. Sempre há tempo para empreender!

Vamos agora a algumas questões que você deve considerar antes de ser um empreendedor. Continue conosco!

Questionamento a serem feitos antes de exercitar uma ação empreendedora

Você é motivado pela necessidade de criar?

Esta motivação é essencial para o surgimento da sua empresa. A cultura da criação é algo inerente ao empreendedorismo. Dê prioridade à constituição de uma equipe que mantenha o espírito criativo e valorize a realização coletiva obtida com o trabalho orientado por objetivos comuns.

Você está convicto do que está fazendo?

É impossível sabermos tudo sobre o conteúdo de todas as áreas. Por essa razão, um empreendedor não deve centralizar as ações, mas contratar profissionais que possam executar trabalhos que você não poderá fazê-los, seja por falta de conhecimento ou até mesmo de tempo.

Você analisou o mercado?

É importante que você avalie a existência de uma base potencial de consumidores para o seu produto ou serviço. Já pesquisou a concorrência? Já avaliou se a sua ideia está ultrapassada, ou muito avançada, o que pode indicar não ser este o momento ideal para investir no seu negócio? Investigue o cenário em geral e verifique se outras empresas já anteciparam o lançamento do negócio que equivale à sua proposta.

Você tem uma percepção clara do mercado no qual está pretendendo atuar?

Os resultados satisfatórios são alcançados quando se tem um bom planejamento com muita dedicação, habilidades e competências, coragem para colocar em prática e empreender, assumindo o risco.

Após a leitura desse artigo, você está disposto a enfrentar as situações e desafios para iniciar o seu próprio negócio? Esperamos que esta matéria possa ajudá-lo. Até breve!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer deixar um comentário?
Compartilhe sua opinião com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *