Rotina de trabalho x Atividades físicas: como conciliar?

Você sabia que a prática de atividades físicas, independente da sua idade, é fundamental para a sua saúde e para o seu bem estar? Opte por uma atividade que seja prazerosa, pois assim ficará mais fácil a adaptação à sua rotina de vida e você estará juntando o útil ao agradável.

Mesmo convicto de que são inúmeros os benefícios trazidos pela prática do exercício físico para a saúde em geral, não é por acaso que grande parte da população brasileira não exercita essa atividade, mas sim culpa de características inatas ou cultura familiar.

Segundo estudos, a capacidade de praticar exercícios físicos com frequência está associada a uma condição ou predisposição genética ligada ao somatótipo (tipo físico) de cada pessoa.

Para as pessoas que têm dificuldade em perder gordura e ganham peso facilmente, é muito mais difícil praticar qualquer que seja a atividade física do que para aquelas de pouca gordura, ou com o corpo atlético, o que faz com que tenham maior tendência a levar uma vida mais sedentária. Só se dedicam aos exercícios por recomendação médica.

Listaremos a seguir os principais benefícios da prática da atividade física que contribuirão para motivá-lo a manter esse hábito no seu cotidiano.

Vantagens da prática de atividades para sua rotina

Benefício de manter uma rotina com atividades físicas que podem motivá-lo a adquirir esse hábito saudável:

– Previne doenças cardiovasculares

A prevenção de doenças como colesterol alterado, diabetes e infarto, bem como o funcionamento cardíaco, podem ser beneficiados com a prática regular de exercícios. Sabe-se que a eficiência do funcionamento cardíaco,a circulação sanguínea e os vasos sanguíneos saudáveis são favorecidos pelos exercícios físicos presentes na nossa rotina de vida.

– Fortalece os ossos

As atividades físicas dão ao corpo um impacto que fortalece a massa óssea, proporcionando assim uma diminuição dos riscos de lesões e a prevenção à osteoporose.

– Favorece a perda de peso

A atividade física propicia a queima de calorias, que é essencial para aqueles que desejam perder peso ou mantê-lo. Para assegurar bons resultados, uma alimentação balanceada é fundamental.

– Melhora a qualidade do sono

A prática regular de exercícios, aliada à sua rotina de trabalho, traz um cansaço físico, que precisa ser recuperado. A pessoa passa a ter noites mais tranquilas e bem dormidas para recompor a sua energia em geral.

– Aumenta a autoestima

As pessoas que praticam regularmente exercícios físicos reduzem os sintomas de ansiedade, insegurança e depressão. Elas passam a se cuidar mais, à medida que adquirem uma percepção mais positiva do seu corpo, o que eleva a sua autoestima.

– Melhora o convívio social e profissional

O melhor relacionamento com os outros na convivência diária acontece quando conseguimos a elevação da autoestima. O bom humor incentiva a interação profissional e social, pois a pessoa sente-se mais motivada a participar de atividades sociais e também profissionais.

– Melhora o desempenho no trabalho

Quando você pratica exercício físico, a endorfina, hormônio liberado no seu corpo, proporciona a sensação de bem estar que se relaciona diretamente com a sua produtividade no trabalho. As atividades físicas melhoram também a capacidade de concentração, a atenção e memória, combatem o estresse e aumentam a sua disposição para as suas atividades ao longo do dia.

Para facilitar a formação do hábito em sua rotina, é importante que você escolha uma atividade que lhe traga satisfação pessoal. Um grande elenco se apresenta para a sua prática: artes marciais, ciclismo, caminhadas, corrida, musculação, natação, pilates, entre outras.

Sabe-se que conciliar atividades físicas com trabalho, nem sempre é fácil. Vamos agora a algumas dicas para ajudá-lo nesse desafio. Siga conosco!

7 dicas para conciliar a rotina de trabalho com as atividades físicas

1- Busque fazer do esporte um hobby

Você sabe o que pode interferir na persistência da sua prática de atividades físicas? A escolha do tipo de atividade que você mais gosta, com certeza contribuirá para que você seja persistente no esporte, seja ele qual for.

2- Opte por um esporte que se torne um hobby

A prática do exercício físico fica muito mais agradável, pois, quanto mais prazerosa for a atividade física escolhida, menos você pensará em desistir, mesmo que tenha sido  exaustivo o seu dia de trabalho. O importante é que você faça uma atividade que seja motivadora, como por exemplo: caminhada, ciclismo, ginástica, aula de dança, natação, treinamento de corrida, dentre outros.

3- Seja disciplinado nas atividades físicas

O momento que você estiver praticando o exercício físico deve ser encarado como qualquer outro compromisso importante do seu dia. Não agende nada que coincida com o horário destinado à sua prática de atividade física. Considere o seu compromisso com esse horário.

4- Planeje-se

Programe suas tarefas diárias de modo que você consiga ficar liberado para iniciar os exercícios com antecedência, evitando assim estresse desnecessário.

Contabilize o tempo necessário para o seu deslocamento, bem como o período necessário à sua preparação antes de iniciar as atividades.

5- Treine perto do trabalho ou de casa

Hoje, os grandes centros oferecem muitas opções de academias e clubes para a prática de atividades físicas. Para administrar melhor o seu tempo, dê preferência aos locais próximos de casa ou do seu trabalho.

6- Deixe sua mochila pronta

Deixe tudo pronto antes de dormir. Você se sentirá mais motivado quando acordar e se deparar com a sua roupa ou mochila pronta para o treino.

7- Treine durante as viagens

Você pode treinar em qualquer lugar que esteja, mesmo que seja em outra cidade. Exercite-se no quarto do hotel durante as viagens a trabalho ou a lazer.

Caso não seja possível fazer caminhadas ou correr, use as dependências do hotel para fazer treinamentos, como abdominais, agachamentos e flexões de braço.

É importante que você saiba qual o exercício físico será mais eficiente e adequado ao seu perfil. Nada melhor do que procurar um profissional de educação física para lhe ajudar a enxergar os benefícios das atividades físicas para a sua vida.

Gostou do artigo referente à conciliação da rotina do trabalho com a prática das atividades físicas? Não perca as nossas próximas publicações!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer deixar um comentário?
Compartilhe sua opinião com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *