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Existem hoje muitos tipos de empreendedores. Afinal, por mais que compartilhemos um desejo de liberdade e criação de valor por meio do trabalho, a grande verdade é que somos todos bem diferentes, com as nossas próprias particularidades.
Vivemos em uma era com oportunidades para criar empresas que nos possibilitem conquistar a vida que desejamos. Ainda assim, existem alguns empresários que vivem presos em seus negócios, e mal conseguem desfrutar dos benefícios que o empreendedorismo pode proporcionar.
Quando você consegue entender a sua motivação como empreendedor, fica muito mais simples conduzir o seu negócio na direção correta e alcançar qualquer marco de sucesso que esteja empenhado em atingir.
Por isso, neste artigo vamos listar os 5 principais tipos de empreendedores. Acompanhe as características de cada um e, ao final, seja honesto sobre em qual deles você se enquadra ou deseja fazer parte. Boa leitura!
O empreendedor cético é do tipo que vê o êxito alheio e, imediatamente, começa a questioná-lo. Ele examina minuciosamente os negócios dos outros para localizar os “golpes de sorte”, ou mesmo uma boa herança que o empreendedor de sucesso possa ter recebido.
Talvez possa ser um trauma ou uma questão de mentalidade arraigada, mas esses empreendedores são descrentes quanto ao sucesso e, simplesmente, não acreditam ser possível atingi-lo sem que todas as estrelas estejam no lugar.
Dessa forma, ao não acreditar que é possível ser bem-sucedido, ele nunca conseguirá chegar aos lugares de sua mente que lhe permitem tomar novas atitudes: ficará preso e encontrará todas as desculpas possíveis para justificar a sua inércia, o que pode ser bastante comprometedor.
Em seu estado mais brando, os empreendedores céticos ponderam e avaliam com muito cuidado antes de tomar qualquer decisão — mesmo as mais simples.
Este tipo de empreendedor é daqueles que vê o sucesso dos outros e tenta copiá-lo, sem tirar nem pôr. Seu site usa o mesmo layout, seus cartões de visita são praticamente os mesmos e até a forma como ele se apresenta é a cópia carbono de outro líder em sua indústria.
Bom, não há nada de errado em ter um negócio como modelo — na verdade, é uma atitude muito inteligente. Afinal, trata-se de um atestado de que aquela ideia foi posta à prova, e fez sucesso. No entanto, existe uma linha tênue entre a inspiração e a cópia.
Basear-se no êxito alheio significa que você consegue identificar o que funciona e sabe como tornar isso relevante para você e o seu negócio. Já copiar, por copiar, não é uma boa ideia: se você está fazendo isso, seja honesto consigo e mude da cópia para a inspiração.
Este tipo de empreendedor adora estudar e aprender coisas novas. Antes de adotar qualquer estratégia e iniciar ou crescer um negócio, ele observa os exemplos de outros empreendedores e pesquisa todos os cenários e resultados possíveis.
Não há nada de errado em aprender. Mas, quando isso é tudo o que você faz, o hábito pode se tornar um problema, já que a pesquisa acaba servindo como uma desculpa para não agir.
Inclusive, a maioria dos empreendedores sabe mais do que pensa — muitos deles são, na verdade, vítimas da sobrecarga de informações. Então, ao mesmo tempo em que você se esforça para aprender o que funciona e o que pode ajudar no seu negócio, você também deve partir para a ação.
A chave para o sucesso é aprender e, depois, implementar. Você não pode ficar preso na teoria e deixar de partir para a prática.
O empreendedor determinado não tem medo de desafios e pode até não ter conseguido ainda o que deseja, mas sabe que isso é apenas uma questão de tempo.
Ele vê valor no empreendedorismo, sabe que é possível atingir o sucesso sem precisar copiar os outros e faz tudo o que pode para começar ou desenvolver os seus negócios. Afinal, estabelecer um empreendimento é difícil e leva tempo, mas todos os negócios bem-sucedidos do mundo são uma prova de que é possível prosperar.
Para atingir o sucesso, você precisa mudar a sua mentalidade e parar de se concentrar naquilo que muitas pessoas dizem ser “o real”. Você precisa voltar as suas atenções para a realidade que você deseja fazer parte.
Contudo, isso não significa viver no mundo da lua: empreendedores bem-sucedidos têm a determinação como bússola e conseguem avistar a linha de chegada no horizonte. Mas também sabem que, para continuar suas trajetórias, precisam colocar os pés no chão, e um de cada vez.
Este é daqueles que aprendem com os próprios erros e acertos. O empreendedor realizador já passou por todas as etapas da construção de uma empresa, e já sentiu o agradável sabor do sucesso. Agora, seu foco é escalar seus negócios e deixar um legado que se estenda para além da sua vida.
Este tipo de empreendedor sabe identificar o que pode lhe trazer êxito. Além disso, é o rei do networking e já descobriu como se conectar aos seus clientes e resolver seus principais problemas. Sua experiência de vida o habilitou a experimentar a verdadeira liberdade.
Assim, ele entende que o tempo é o seu recurso mais valioso e, por isso mesmo, deve ser usado com sabedoria. Ser bem-sucedido leva tempo — e o próprio conceito de sucesso pode variar de pessoa para pessoa. Desenvolver um negócio pode exigir muito da sua vida, mas a liberdade que o empreendedorismo proporciona faz valer a pena esperar.
Enfim, você só precisa saber, com clareza, quais são os seus objetivos. Então, estabeleça quais são as metas para o seu negócio e veja como isso se enquadra na sua vida!
E aí, dentre esses tipos de empreendedores, conseguiu identificar qual é o seu? Pense com sinceridade e, caso não fique satisfeito com o resultado, lembre-se de que sempre é tempo de recalcular a rota e fazer todos os ajustes necessários!
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