{ "vars": { "gtag_id": "AW-962408535", "config": { "AW-962408535": { "groups": "default" } } }, "triggers": { } }
À medida que o trabalho remoto e o freelancer se tornam cada vez mais comuns, o coworking se firma como uma opção viável para quem trabalha em casa ou em um escritório tradicional. Porém, embora haja várias vantagens, ainda há quem tenha suas dúvidas sobre o que é coworking e como ele funciona.
Pensando nisso, reunimos neste post tudo o que você precisa saber para usar essa alternativa, com direito a dicas para aproveitá-las da melhor maneira possível. E aí, ficou interessado? Então continue a leitura!
A economia colaborativa está transformando o mundo. O sucesso de empresas como Airbnb e Uber, que facilitam o compartilhamento e a troca de serviços, mostra que a adesão a essa tendência aumenta a cada dia. Logo, o coworking é mais um fenômeno dessa nova economia: trata-se de um modelo de trabalho marcado pelo uso de ambientes colaborativos e o compartilhamento de recursos.
Em um espaço de coworking, pessoas de diferentes negócios e indústrias trabalham juntas em um mesmo local, o que permite desenvolver um networking profissional e estabelecer contato com indivíduos com mentalidade semelhante. Os modelos de operação variam, com alguns cobrando aluguel diário, semanal ou mensal, e outros vendendo associações que permitem ao membro usar o espaço de trabalho e seus recursos.
Empresas em crescimento e profissionais que desejam maximizar sua flexibilidade encontram no coworking uma série de vantagens. Confira algumas delas:
Sair de um escritório tradicional é muito mais fácil quando você tem um local com os mesmos recursos. Já trabalhar em casa pode ser estressante, especialmente se você não tiver um espaço reservado para essa atividade. É comum que os adeptos do home office se sintam culpados se não estiverem trabalhando o tempo todo.
Além de criar tensão com outros membros da família, esse tipo de atitude dificulta o relaxamento. Por isso, investir no coworking é uma solução viável para esse problema.
Crianças, animais de estimação, televisão, redes sociais: lidar com tantas distrações ao mesmo tempo pode ser bem difícil. Quando você está em casa e não consegue reduzir as interrupções do dia útil, um dia de trabalho de oito horas pode facilmente se transformar em uma jornada de doze ou catorze horas. O ambiente tranquilo do coworking evita isso.
Isso pode não ser importante para todos, mas boa parte das pessoas gosta de sair e ter a chance de interagir com outros profissionais. Se esse é o seu caso, o coworking é uma ótima pedida.
No ambiente de coworking, você acaba fazendo amizades que podem se transformar em excelentes prospectos ou fontes de referências profissionais — o que pode render até mesmo insights para novos negócios.
Um escritório de coworking oferece muito mais recursos e um ambiente bem mais profissional do que a própria casa ou cafés, sendo ideal para se encontrar com clientes.
Um profissional com endereço de trabalho fixo tende a ter muito mais credibilidade do que um freelancer que trabalha em casa. Além de resolver esse problema, o espaço de coworking ainda permite que você separe melhor suas vidas pessoal e profissional — evitando, por exemplo, que um cliente inconveniente apareça em sua casa em um momento inadequado.
Em um coworking, todos compartilham o mesmo ambiente e contribuem para o pagamento do aluguel. Assim, salas de reuniões, internet, água, luz e telefone são usados por todos e têm seus custos divididos, o que permite uma boa economia nas despesas.
Diversos fatores devem ser levados em consideração na hora de escolher um espaço de coworking. Refletir sobre a maneira como você trabalha, por exemplo, é um bom começo. A seguir, listamos algumas coisas a que você deve prestar atenção:
Alguns espaços de coworking oferecem descontos aos membros que pagam antecipadamente sua mensalidade ou plano contratado. Verifique com o gerente do local se isso é possível — e negocie também um contrato de reembolso por escrito, caso você precise sair da cidade ou retornar ao seu escritório em casa.
O custo real do coworking não se restringe apenas ao aluguel ou às taxas mensais. Descubra o que está incluído na sua adesão e o que envolverá custos extras, como transporte, alimentação etc.
Quando possível, escolha um espaço de coworking perto da sua casa. A proximidade permite que você economize tempo e despesas de deslocamento, ao mesmo tempo em que lhe dá a liberdade de almoçar em casa.
Se não houver espaços de trabalho perto de você, escolha um local de fácil acesso, localizado perto de lojas, bancos e restaurantes. Se você viaja muito ou trabalha com clientes fora da cidade, procure um escritório perto do aeroporto ou da rodoviária. Considere também fatores como estacionamentos e a proximidade com o transporte público.
Tempo é dinheiro, especialmente se você é um freelancer. Portanto, não subestime a importância de uma boa localização ao escolher um espaço de coworking.
Se o seu espaço de coworking possui uma cozinha, considere levar seu próprio alimento para evitar grandes gastos ou descontrole com o que você come. Providencie a sua própria marmita, escreva o seu nome com um marcador permanente e leve comida caseira para esquentar no micro-ondas.
Uma boa pedida para “beliscar” durante o dia são frutas, como banana, pera e maçã, além de barrinhas de cereal ou sanduíches naturais.
Se você não for dirigir, aproveite o tempo no trânsito para colocar a leitura profissional em dia ou revisar e-mails. Caso a leitura em movimento não funcione para você, uma boa pedida é ouvir podcasts ou audiobooks no seu caminho para o escritório.
Fale com o gerente do seu ambiente de coworking para descobrir se o espaço possui convênios com os comerciantes locais — afinal, todo desconto é bem-vindo!
Agora que você já entendeu o que é coworking, que tal experimentar essa alternativa? Entre em contato conosco agora mesmo e visite o espaço de trabalho compartilhado da Cymbiosis. Até o próximo artigo!
A Pandemia, a crise, a nova economia e a possibilidade de ganhos escondida na complexidade tributária…
Você sabia que a prática de atividades físicas, independente da sua idade, é fundamental para…