Nômades digitais: uma alternativa para o seu exercício profissional

Imagine acordar, abrir a janela e se deparar com uma linda vista e, enquanto toma café, começa a trabalhar. É esta a realidade dos nômades digitais: estilo de trabalho para os profissionais que não querem mais trabalhar 8h por dia dentro de um escritório. Os Nômades Digitais estão em alta, servindo de inspiração, inclusive, para os jovens que estão cansados da vida nas grandes cidades.

E aí, ficou interessado no assunto? Então siga a leitura e continue conosco!

Não faz mais sentido pegar horas de trânsito para chegar ao trabalho, as paredes do escritório perderam o significado. Você pode conciliar ter uma melhor qualidade de vida e ganhar dinheiro de maneiras mais eficientes de trabalhar.

Você sabe quando o seu trabalho não te traz mais felicidade? É fácil descobrir: pense no momento que está esperando ansiosamente pela hora de acabar, esse é o maior sinal! Fique atento!

Sabe-se que, com as atuais condições de trabalho, muitos profissionais desempenham as suas atividades de qualquer computador que tenha acesso à internet. Até mesmo as reuniões não precisam ser presenciais.

Nem toda profissão possibilita que você seja um nômade digital. Para muitos freelancers e empreendedores é possível este estilo de vida.

Grande parte dos profissionais blogueiros, escritores, contadores, designers, fotógrafos, donos de e-commerce, consultores e tradutores, trabalha nas áreas de tecnologia e da criação de conteúdo digital.

Vamos agora às alternativas que os Nômades Digitais têm para ganhar dinheiro. Siga conosco!

– Criação de cursos online e vendendo sua experiência profissional;

– Escrever e-books referente a temas, nos quais já se especializou;

– Prestar consultoria online sobre a área em que é especialista ou, até mesmo sobre a área que se tornou especialista depois que começou a viajar sendo web designer, social medias, tradutores, bloggers, e também todas as coisas que você acha que dá para fazer com vontade de trabalhar.

É importante que você faça um bom planejamento financeiro, caso se interesse por este universo. Pesquisas apontam que as pessoas que se tornaram Nômades Digitais venderam o carro, casa, para assim conseguirem um bom dinheiro, antes mesmo de deixarem a cidade base.

Afinal, você sabe o que é preciso para se tornar um Nômade Digital? É o que veremos a seguir.

É fundamental um bom planejamento e ânimo. Por mais que este trabalho seja interessante, com o tempo, alguns contras poderão surgir, como por exemplo, você pode estar em um lugar agradável, com um clima perfeito e preocupado atrás de uma internet para terminar um trabalho e enviá-lo para o seu cliente. Ou também vai passar uma semana sem conseguir interromper a sua atividade, devido ao grande volume de trabalho a ser executado.

Se você pensa em fazer esta opção profissional, é preciso considerar mais alguns desafios: ser desapegado em relação aos seus bens que têm significado no cotidiano da sua vida. Mais ainda, é preciso suportar bem a solidão, sentir-se bem consigo mesmo e não sofrer ao se despedir de um lugar pelo qual se encantou.

Quais os benefícios desse estilo de vida?

1- Independência

Autonomia para desenvolver atividades que realmente gosta e que sejam compatíveis com as suas habilidades, além da liberdade para trabalhar em qualquer lugar que você esteja.

2- Flexibilidade de horários

Organizar seus próprios horários e conciliar compromissos pessoais e profissionais é uma grande vantagem na vida de nômades digitais.

3- Capacidade produtiva

Maior produtividade, pois não perderá tempo com trânsito, deslocamentos e transporte público ou horário rígido a cumprir, como em empregos tradicionais.

4- Novas experiências

Viverá um leque de novas oportunidades e experiências, proporcionadas por eventuais viagens.

5- Networking

Fará novas amizades e conhecerá pessoas interessantes, passando por cafés, coworkings, albergues, dentre outros.

6- Aprendizado constante

Aprenderá a viver com o essencial, além de dar valor às coisas que realmente importam em sua vida, exercitando a prática do desapego.

7- Imersão cultural

Aprenderá novas línguas e novos costumes, pois cada viagem proporcionará a você uma imersão cultural e, também, novas descobertas. Não será apenas um turista, mas também um viajante, pois passará mais tempo nos lugares que for, conhecendo assim, mais aspectos da vida local.

8- Amadurecimento pessoal

Será mais sábil e humilde, pois a cada lugar do mundo que conhecer e novos relacionamentos vivenciados, terá mais consciência de que o mundo é uma imensurável fonte de experiências e conhecimento. Terá a sensação de que está vivendo a sua vida de maneira intensa e equilibrada, passando a ter então, maior qualidade de vida.

E os desafios?

Não podemos deixar de acrescentar, aos desafios já mencionados, alguns outros que este estilo de vida pode lhe trazer:

1- Distância da família e amigos

Esse é um dos complicados pontos de lidar, principalmente para aqueles que têm uma forte ligação com ambos.

2- Instabilidade de conexão wi-fi

O ponto fundamental para esse estilo de vida é ter acesso a um wi-fi para você trabalhar sem preocupação. E a sua necessidade se torna maior ainda se precisar fazer videoconferências, realizar download de arquivos grandes.

3- Constante recomeço

Pode significar desconforto para muitos, pois quando achamos que já nos acostumamos com os hábitos e rotinas de um local, já arrumamos as malas para a próxima viagem.

4- Sair das zonas de conforto

Você terá várias mudanças, concomitantes, em sua vida. Saber lidar com o desconhecido e se adaptar às diferentes situações será de suma importância ao longo de sua trajetória.

5- Malabarismo com a logística das viagens

São muitos os detalhes que você terá que ficar atento: cartões de crédito, dinheiro, hospedagens, passagens, vistos, vacinas, além de muitos outros.

6- Caso aconteça uma urgência

Você terá menos apoio e recursos para resolver situações, seja ela uma internação por motivos médicos, ou perdas de bens importantes, como um laptop ou celular.

7- Decisões em relação ao seu pet

Para aqueles que têm um animal de estimação, é preciso pensar nas consequências para levá-lo nesta jornada, pois são muitas limitações relacionadas ao transporte aéreo, vacinas e hospedagens.

Quer viver a sua vida com um novo sentido? Tornar-se um Nômade Digital pode ser uma opção a ser avaliada.

Para saber mais sobre os Nômades Digitais, entre em contato conosco ou deixe o seu comentário neste post. Até a próxima!

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer deixar um comentário?
Compartilhe sua opinião com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *