Ouvir música no trabalho afeta a produtividade?

Você sabe dizer de que forma a música influencia no seu trabalho? Será que colabora para o aumento da sua produtividade ou o faz ficar distraído? É o que abordaremos neste artigo. Siga com a leitura!

Quando questionamos se a música no ambiente de trabalho é sinônimo de produtividade, essa pergunta pode gerar algumas dúvidas, pois, segundo estudos, cada pessoa tem uma reação quando entra em contato com a música.

Se a música tem o poder de alterar o nosso corpo e as nossas atividades cerebrais, ela também pode interferir na maneira de trabalhar de quem a escuta, não é mesmo? Além de diminuir os níveis de estresse, também causa a sensação de bem-estar. O som tem o poder de motivação, de ajudar nas relações entre as equipes, ativa a criatividade, propicia a produtividade e coopera na saúde física e mental.

As conversas paralelas e conversas no celular levam às distrações no ambiente de trabalho por serem barulhos considerados prejudiciais para o rendimento do colaborador.

Mas, cuidado! Algumas questões precisam ser ponderadas e saiba que determinados tipos de som podem prejudicar o seu rendimento. A primeira informação que você deve buscar é se o gestor do seu local de trabalho aprova a prática de ouvir música enquanto atividades estão sendo realizadas pelos colaboradores.

Caso não haja impedimento, é imprescindível entender o seu local de trabalho: tem muitos funcionários? É um local tranquilo? Tenha em mente que não são todas as pessoas que terão o seu gosto musical e que, também, não são todos ali presentes que gostam de ouvir música enquanto estão trabalhando.

Sabe o que seria interessante? Você ter em mãos um fone de ouvido, pois assim você não será desagradável com ninguém e não comprometerá o desempenho dos outros colaboradores que dividem o mesmo espaço de trabalho com você. O volume não deve interferir no seu convívio com os outros e muito menos atrapalhar o seu rendimento nas atividades realizadas. Local de trabalho barulhento é um fator negativo para a produtividade.

Vamos agora falar da música ideal de acordo com a sua função no local de trabalho. Siga conosco!

Para as atividades que demandam mais concentração e exigem repetição, as músicas alegres aumentam a atenção e o desempenho de quem as ouve. Já para as atividades que exigem mais raciocínio, opte por músicas instrumentais, ou talvez seja melhor ouvir o som antes ou após a realização da atividade em questão. Fique atento para as atividades mais complexas, pois, neste caso, o silêncio pode ser o melhor caminho. Em determinadas profissões a música pode gerar problemas, como por exemplo, no setor comercial, pela exigência de um contínuo contato entre colaboradores e clientes/parceiros.

Estilos musicais

Você conhece os melhores estilos musicais para ouvir no trabalho? Com o objetivo de ajudá-lo a encontrar o tipo certo, vamos apontar os gêneros musicais, com suporte da ciência, que podem potencializar a produtividade da sua empresa:

1- Sons da Natureza

Estudos apontam que ouvir sons da natureza favorecem o funcionamento cognitivo, aumentam o seu grau de felicidade e otimiza a sua capacidade de concentração. Exemplo: podem ajudar a produtividade no trabalho sons que favorecem a redução das tensões: o barulho da chuva, canto dos pássaros e o ruído do mar.

2- Música Clássica

Estudos apontam que ouvir Mozart, mesmo que por pouco tempo do seu dia, favorece a capacidade de raciocínio abstrato. O resultado dos estudos foi contestado. Mesmo assim, muitos pesquisadores se dispuseram a buscar os benefícios mentais de ouvir música clássica no trabalho.

3- Canções que nos fazem sentir bem

Se você estiver executando um trabalho complexo, com prazo apertado para finalizá-lo, escutar a sua música favorita pode até dobrar seus níveis de concentração. Selecione uma playlist com as músicas que o fazem sentir bem.

4- Jazz Instrumental

Mesmo não sendo do seu gosto, vale à pena dar atenção a este gênero musical. Poderá se surpreender com o grau de relaxamento e inspiração que lhe provocará. É um estilo de música que cria um ambiente neutro, agradável e evita distrações, entretanto, pode também fazer com que você mergulhe profundamente na música ao invés de trabalhar.

5- Trilhas sonoras de filmes ou videogame

Sempre conquistam corações, pois tendem a provocar sentimentos e emoções. Existem muitas trilhas sonoras especiais e muitas playlist prontas somente com este estilo musical. As trilhas sonoras são, em geral, familiares aos ouvintes e bem conhecidas.

 E então, ouvir música aumenta a produtividade?

Podemos criar condições para que a música aumente a sua produtividade. Vejamos:

1- Escolha sua playlist com sabedoria

Observe as músicas que lhe causem bem-estar para ouvi-las enquanto está trabalhando. Segundo estudos, a música aumenta a produtividade; entretanto, isso ocorre quando se trata de músicas que você já conhece, já ouviu muitas vezes e, por isso, tem familiaridade com a melodia ou com a letra.

2- Fique atento aos lançamentos

Caso sua opção seja por ouvir músicas novas, cuidado, pois poderá se focar mais na música nova do que na sua tarefa, e assim correrá o risco de prejudicar a sua produtividade.

3- Gêneros musicais

São variados os gêneros e estilos musicais. Há músicas que favorecem o estado de calma e tranquilidade; outras podem ser altas e com letras divertidas e podem desviar a sua atenção do trabalho.

A música pode influenciar o comportamento humano, em termos criativos e é, muitas vezes, fonte de inspiração para a criatividade.

A música tem papel crucial em vários contextos, tanto na preparação para apresentação no trabalho, quanto para uma competição esportiva, uma vez que propicia o relaxamento pessoal e o sentimento de confiança para o desafio que se apresenta.

Considere a música um estímulo para a boa disposição dos colaboradores e, consequentemente, para a produtividade e a eficiência na empresa. Informe-se qual o estilo de música ideal para tocar no seu ambiente de trabalho, com o objetivo de manter os funcionários num clima agradável e de grande concentração para execução das tarefas.

Gostou do nosso artigo? Assine a nossa newsletter para receber mais informações como esta diretamente na sua caixa de e-mail. Até a próxima!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer deixar um comentário?
Compartilhe sua opinião com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *