5 desafios para superar e desenvolver o primeiro negócio com sucesso

Montar o primeiro negócio é um grande passo para qualquer um, afinal, os desafios que envolvem essa ação são gigantes e, em muitos casos, amedrontam as pessoas. Por isso, o principal fator que faz com que elas consigam superá-los é a persistência e vontade de vencer.

O grande problema é que muitos indivíduos sentem dificuldades em enfrentar tantos problemas e desafios que parecem ser até maiores que o próprio mercado. Então, resolvemos escrever este artigo para dar um auxílio a você.

Nele você encontrará os principais desafios de um primeiro negócio, bem como dicas para conseguir superá-los e persistir no seu empreendimento. Acompanhe!

Quais são os principais desafios do primeiro negócio?

Sem dúvidas, o principal desafio de quem monta um primeiro negócio é a gestão do capital (quando ele existe). Em muitos casos, o empreendedor sequer tem o dinheiro suficiente para manter o seu empreendimento durante certo tempo.

O que você precisa desenvolver é uma disciplina e um foco claro e específico sobre os seus objetivos de negócio. Assim que ele começar a gerar um faturamento, ter a consciência de que parte, ou todo esse valor, deve ser convertido para investimento.

Muitas empresas não conseguem ir à diante pelo simples fato de seus gestores não saberem que, durante certo tempo, todo dinheiro gerado pela empresa deverá ser reinvestido para aumentar a estrutura ou pagar os custos de implantação.

O sucesso do seu empreendimento será medido pelo grau de habilidade de administração financeira que você terá desenvolvido ao longo do tempo. Não estamos afirmando que será necessário se privar do seu estilo de vida, tampouco de momentos de lazer e descontração, mas será fundamental ter em mente que o seu negócio precisará de mais recursos por certo tempo.

Você pode comparar uma nova empresa com um recém-nascido, que nos primeiros meses necessita da atenção integral dos pais para realizar todo tipo de atividade e, com o tempo, vai ficando mais independente e começa a se virar sozinho.

Essa atenção, traduzindo para o mundo comercial, são os recursos que deverão ser reaplicados em sua empresa até o momento em que ela consiga gerar uma renda suficiente para se manter e, ainda, gerar um bom lucro.

Outro desafio é a dificuldade de encontrar os colaboradores certos para atuarem em seu empreendimento. Na verdade, esse é um desafio enfrentado por todos os empreendedores, independentemente do tempo que exercem suas atividades.

O problema para o iniciante é que os custos que envolvem a demissão de um funcionário são muito altos e, quando essa contratação não é feita da forma correta, pode gerar um grande impacto financeiro na empresa.

Como superar os desafios do primeiro negócio?

Entendido quais são os principais desafios da gestão de um primeiro negócio, vamos mostrar algumas dicas para que você consiga superá-los. Continue lendo!

1. Planejar horários de trabalho

O primeiro passo é planejar horários de trabalho e cumpri-los religiosamente. Engana-se quem pensa que empreendedor pode acordar tarde e não precisa se preocupar com sua jornada de trabalho.

De fato, você terá a liberdade para determinar suas próprias rotinas, no entanto, é necessário que, ao delimitar uma jornada, ela seja cumprida com rigor.

2. Manter o foco nas prioridades

É preciso aprender a manter o foco nas prioridades. Se em determinado mês você não conseguiu bater a meta de vendas e sabe que vai faltar dinheiro para pagar as despesas, tenha em mente que será necessário deixar de fazer retiradas naquele mês.

Essa consciência de foco também se estende para outras atividades da empresa. Se o seu negócio depende de mais atenção em determinados momentos, não tenha medo em aumentar a sua jornada de trabalho para garantir que aquele serviço seja realizado.

3. Conhecer bem o público-alvo

Outra estratégia importante para quem está começando um novo negócio é conhecer bem o seu público-alvo, afinal, toda a sua comunicação, estratégia de marketing e divulgação serão realizadas tomando como base essas pessoas.

Assim, você economiza tempo e dinheiro atraindo pessoas que não fazem parte do seu público ideal e que, certamente, não comprarão na sua empresa.

4. Utilizar métodos de contratação adequados

Como mencionamos, a contratação de pessoas é um grande desafio para os empreendedores. No entanto, existem estratégias que podem reduzir os problemas causados pela má contratação de funcionários.

Inicialmente, é preciso deixar bem claro todas as funções de um cargo que se pretende contratar, bem como o salário que será pago. Dessa forma, você já elimina uma série de curiosos que só tomarão o seu tempo.

Feito isso, é importante criar um procedimento padrão de entrevistas, que pode contar com o apoio de um profissional especializado nessa área. Após a contratação, é importante que o funcionário passe por um período de teste ou adaptação.

A Lei permite que o tempo de experiência seja de no máximo 90 dias, portanto, após esse período, se o seu colaborador não atingiu as expectativas, não tenha medo de demiti-lo e reiniciar um novo processo de contratação.

5. Reservar um tempo para cuidar de você

Nem só de trabalho vive um empreendedor. Você precisa estabelecer um tempo na semana para investir em lazer com os seus amigos e família e, principalmente, cuidar da sua saúde.

Não adianta construir um negócio sólido, lucrativo e próspero se, ao final de todos esses desafios, você não conseguir usufruir de todos os benefícios que o empreendedorismo pode proporcionar.

Além disso, é preciso ter a mente sã e tranquila para tomar as decisões gerenciais importantes, e não há como fazer isso tendo uma cabeça repleta de preocupações e cansada de tantos desafios.

A saúde física também é importante. Portanto, faça atividades regularmente e se alimente bem, pois a sua empresa precisará de você mentalmente e fisicamente saudável para fazer ela crescer.

Por fim, podemos afirmar que os desafios de um primeiro negócio são muitos, porém, é necessário ter sempre em mente o seu objetivo e colocá-lo acima de todas essas dificuldades. Só assim será possível superá-los e construir uma organização sólida e lucrativa.

Gostou deste artigo? Que tal ficar por dentro de mais conteúdos valiosos como o que você acabou de consumir? Siga nossos perfis nas redes sociais, dessa forma você não perde nenhuma postagem. Temos FacebookLinkedIn e Instagram.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer deixar um comentário?
Compartilhe sua opinião com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *